
No Dia Europeu sem Carros, integrado na Semana Europeia da Mobilidade, a ABAE participou no EcoMove-te Amadora.
No Dia Europeu sem Carros, integrado na Semana Europeia da Mobilidade, a ABAE participou no EcoMove-te Amadora.
A ABAE, durante a Semana Europeia da Mobilidade vai estar presente no evento “Liga. À Mobilidade” promovido pela Câmara Municipal da Amadora e que tem como principal objetivo sensibilizar para o trabalho que o Município está a desenvolver em prol de uma mobilidade mais sustentável e segura.
O evento, com o apoio de diversos parceiros institucionais, desafia os cidadãos e empresas do concelho a conhecerem e testarem novas formas de mobilidade, mais racionais e sustentáveis. O programa focar-se-à nas empresas, associações e nas escolas como cruciais para a discussão de soluções inovadoras que têm em vista reduzir as emissões dos veículos e apostar em tecnologias mais verdes.
Com este objetivo em mente, a ABAE, entre os dias 18 e 22, organiza uma Missão Jovens Repórteres para o Ambiente desafiando jovens do 3º ciclo e ensino secundário a participarem em workshops de escrita e imagem para posteriormente realizarem reportagens diretamente relacionadas com a mobilidade sustentável e a candidatar os seus trabalhos (artigos, fotorreportagens ou vídeorreportagens) a concurso.
Durante o evento a ABAE ainda estará presente com a dinamização de um conjunto de ateliers, jogos e atividades ligadas à mobilidade sustentável.
Veja o programa completo AQUI.
Recruta-se assistente de projeto de educação ambiental
O Programa Eco-Escolas promove anualmente o concurso Eco-Código que visa a produção de um Póster com o 7º passo do Programa Eco-Escolas: um conjunto de frases, ideias, compromissos que traduzam um código de conduta/regulamento ambiental da escola.
O principal objetivo é incentivar a escola a divulgar internamente o seu Eco-Código (preferencialmente em várias salas e diferentes formas de comunicação da escola) entendendo-se por isso que o póster, a par de outros formatos, como um hino, um mural, etc. pode constituir boas estratégias de comunicação.
Este ano, e a pedido de várias escolas, foram criadas duas categorias de participação neste desafio:
Seguindo a tradição dos últimos 2 anos, e com o intuito de envolver toda a Rede Eco-Escolas, a “comunidade virtual” poderá também premiar pósteres nas diferentes categorias em duas fases:
Numa primeira fase, entre os dias 1 e 15 de julho, votaram através DESTE LINK >>>, para premiar o póster digital. Foi contabilizado o número de “Likes” em cada cartaz, em votação no álbum “Eco-Código 2019 (Póster Digital)”, que pode ser encontrado na página de Facebook do programa Eco-Escolas.
Na segunda fase, a comunidade virtual pode votar igualmente na página Eco-Escolas no Facebook, mas no álbum “Poster Eco-Código 2019 ( fotografia do poster físico)”. Esta votação do “póster físico”, decorrerá APENAS NUMA SEMANA – entre os dias 15 e 22 de julho através DESTE LINK >>>
Participe, votando e divulgando esta iniciativa!
Mais informações no site: https://ecocodigo.abae.pt/
A Agência Portuguesa do Ambiente lançou a aplicação móvel “Info praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. Pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou da “App Store”.
São disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes – restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.
Pode ser feita uma pesquisa pelo nome da praia ou uma pesquisa avançada, podendo procurar as praias perto da localização em que se encontra, utilizando a opção “perto de mim” ou escolher o concelho, e ainda associar várias características ou serviços. Para o resultado da pesquisa é ainda possível obter “direções” para chegar mais rapidamente.
Nesta aplicação podem ser definidas as praias favoritas, clicando no “coração” e assim ter sempre em destaque a informação disponível.
Durante toda a época balnear a APA realiza cerca de 6000 análises, para avaliar se as águas continuam aptas para o banho, e através desta aplicação será notificado sempre que forem obtidos os respetivos resultados, sendo que as praias favoritas ficam sempre em destaque.
A informação disponibilizada pela APA é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária fornecidos pelo serviço do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Selecione praias vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si. Adote práticas de segurança e coloque os seus resíduos no recipiente próprio.
As praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos!
O projeto ClimACT conta com 14.000 estudantes, 2 000 pais e mais de 1 000 professores em quase 40 escolas em Portugal, Espanha, França e Gibraltar.
O projeto ClimACT, que tem como objetivo promover a transição energética nas escolas, foi distinguido em Bruxelas, no âmbito dos Prémios de Energia Sustentável da União Europeia (UE), dinamizados pela Comissão Europeia. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desenvolveu a componente de educação para a sustentabilidade e a metodologia pedagógica do projeto é baseada no programa Eco-Escolas.
Em Portugal, participam as seguintes escolas:
A investigadora do IST, Marta Almeida, responsável pelo projeto, explicou que o objetivo do ClimACT é “melhorar a performance” das escolas no que toca à sustentabilidade dos edifícios, bem como sensibilizar as crianças e os jovens para o combate às alterações climáticas, levando-os “a agir, porque ninguém vai agir por eles”.
“O projeto envolveu medidas estruturais que tiveram a ver com alterações no próprio do edifício das escolas, como a mudança de lâmpadas e do isolamento, mas visou sobretudo alterações comportamentais, através de atividades como ir para a escola de bicicleta, plantar árvores e ações de sensibilização na área dos resíduos e da poupança de água e de eletricidade”, precisou a responsável.
De um total de mais de 100 candidaturas, foram 12 os finalistas aos Prémios de Energia Sustentável da UE, organizados no âmbito da Semana da Energia Sustentável da União que hoje arrancou e decorre até sexta-feira. Na categoria de Juventude, eram três os nomeados, o vencedor foi o projeto liderado pelo IST, divulgou o executivo comunitário numa cerimónia em Bruxelas. “É uma vitória para as escolas e para os alunos e uma inspiração para todos”, disse Marta Almeida à Lusa. Baseado em Lisboa, o ClimACT envolveu não só Portugal, mas também Espanha, França e Gibraltar. Ao todo, o projeto mobilizou cerca de 15 mil alunos de quase 40 instituições de ensino destes países, desde o pré-escolar até universidades, bem como perto de dois mil pais e mil professores em escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar. Em Portugal, foram abrangidas escolas nos municípios de Loures, de Lisboa, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia.
O projeto dirige-se a crianças e jovens até ao nível universitário, ajudando os estudantes a adquirir as competências de que necessitam para se responsabilizar pelo consumo de energia nas suas escolas. “O aspeto mais importante do projeto foi a criação de comissões de baixo carbono nas escolas, constituídas por alunos, professores e autoridades locais, que estabeleceram medidas que foram depois postas em prática por brigadas de baixo carbono”, explicou Marta Almeida à Lusa. Com isto, “envolvemos toda a comunidade e os jovens nesta transição para a economia de baixo carbono”, acrescentou. Aludindo às recentes manifestações estudantis a favor do clima, Marta Almeida adiantou que esta “é uma geração muito alerta para esta problemática” das alterações climáticas, pelo que espera que a iniciativa seja replicada noutras escolas do país.
Na sequência do seu lançamento em 2016, o primeiro passo dado pelo ClimACT foi realizar auditorias sobre o consumo de energia em todas as escolas participantes. Depois a equipa do projeto criou uma plataforma de análise comparativa, que permite às escolas compararem, entre si, os seus consumos de energia. Ao mesmo tempo, peritos trabalharam com as escolas para avaliar os dados e fazer recomendações sobre as mudanças que poderiam levar a cabo. O ClimACT montou ainda uma plataforma de correspondência de recursos, dando às escolas acesso a modelos de negócio e estratégias inovadoras que as podem ajudar a suportar os custos das mudanças estruturais. Por exemplo: associando as escolas a empresas dispostas a suportar os custos relativos a isolamentos e deixando as escolas reembolsar as verbas através da poupança de energia feita ao longo do tempo. Além disso, foi também criada uma plataforma educativa, incluindo cursos de e-learning para professores, jogos e atividades que os professores podem usar nas aulas.
Neste momento, o projeto está a avançar para além das salas de aula e a promover as escolas como comunidades. Conhecidas como Comissões de Baixo Carbono, estas redes (de estudantes, professores, pais, pessoal e representantes locais) definem metas, fazem planos e identificam formas de as escolas poderem melhorar o seu desempenho energético. Outro grupo constituído por estudantes e professores, designado Brigada de Baixo Carbono, é responsável pela implementação das iniciativas. “Uma conquista muito importante é dar competências e conhecimentos aos estudantes e professores, para continuarem após o final do projeto,” afirmou Marta Almeida. O projeto pretende contribuir para a transição para um consumo de energia mais sustentável e inspirar os jovens, mostrando-lhes que as suas ações fazem a diferença. “Conseguirmos mudar a forma como eles veem o futuro,” afirmou Marta Almeida, “fazê-los sentir que isto é importante para eles, para os seus filhos, para o futuro – isto é a coisa mais importante deste projeto.”
Mais informações sobre o projeto em: http://www.climact.net/
No passado dia 7 de junho, na Quinta da Ribafria, inserido nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Sintra organizou o evento “SINTRAmbiente’2019 – Feira do Ambiente e da Sustentabilidade”, que contou com a participação da ABAE na dinamização de várias atividades pedagógicas, nomeadamente os jogos “Baixo Carbono”, “Reciclagem”, entre outros. Este evento contou com várias entidades e atividades de educação e sensibilização ambiental direcionadas sobretudo para as crianças, como jogos, atividades desportivas, adoção de animais, demonstração cinotécnica da GNR, exposições, palestras, passagem de filmes, entre outras.
Todas as escolas do concelho de Sintra foram convidadas a participar neste evento com exposições, mostras e filmes sobre a temática ambiental e subordinadas ao tema específico do “lixo nos oceanos”. Este flagelo ambiental vem assumindo proporções cada vez maiores já que a maioria do lixo encontrado nos oceanos tem origem na terra e que o lixo existente nos oceanos é composto por resíduos utilizados nas rotinas diárias de cada um de nós.
A inauguração da feira contou com a presença do presidente da autarquia, Basílio Horta, num dia que se destacou pela presença no local de 500 alunos de escolas de Sintra envolvidos em várias atividades centradas na temática do ambiente.
Este evento foi registado pela Comissão Europeia, como um Energy Day, no âmbito da Semana Europeia da Sustentabilidade Energética (EUSEW 2019), em coordenação com a Câmara Municipal de Sintra, a Agência Nacional de Energia (ADENE) e a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE).