A Época Bandeira Azul 2023 deu início, no passado dia 30 de janeiro, com a reunião Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que teve como objetivo avaliar as zonas balneares, as marinas e portos de recreio e as embarcações ecoturísticas candidatas ao Programa Bandeira Azul em 2023.
Nesta reunião, que teve lugar no Turismo de Portugal, as entidades que compõe este júri aferiram o cumprimento dos critérios e decidiram sobre quais as praias, marinas e embarcações de ecoturismo a submeter à avaliação do Júri Internacional, que se reúne no dia 19 de abril.
O Júri Nacional Bandeira Azul é composto por cerca de 30 entidades, que desempenham um papel fundamental na gestão de praias, marinas ou embarcações de ecoturismo. A composição do Júri Nacional e Internacional pode ser consultada no site do programa.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.