
Entre os dias 25 e 27 de Setembro decorre mais uma Edição do GreenFest
Entre os dias 25 e 27 de Setembro decorre mais uma Edição do GreenFest
Cinco trabalhos do JRA Portugal foram destacados no Concurso Internacional YRE
Dia 19 de Setembro a Lousã organiza uma ação de limpeza no âmbito do World Clean Up Day.
CM Amadora, municipio ECOXXI desde 2008, organiza um evento dedicado à Mobilidade Sustentável. Durante esta semana também terá lugar a primeira Missão JRA do ano letivo 2020/21
A ABAE e Prio celebraram um protocolo de parceria para a Campanha: “Recicla a tua Energia”, que decorre entre os dias 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2020.
A PRIO encontra-se a desenvolver a campanha “Recicla a tua Energia”, que visa promover, incentivar e envolver os seus clientes na reciclagem de óleos alimentares usados, para a posterior transformação, na fábrica de biodiesel.
Assim, a PRIO dispõe de pontos de recolha, exclusivamente no distrito de Aveiro, denominados “Oleões Avançados” com objetivo de recolher óleos alimentares usados. Entre 1 de Setembro e 30 de Novembro, por cada três garrafas “mini-oleão” entregues cada cliente pode doar 1,50€ à ABAE ou receber um vale de desconto de 0,05€/L em abastecimento de valor, igual ou superior, a 30€.
Com a celebração do presente Protocolo a PRIO compromete-se a doar à ABAE os valores que forem doados pelos clientes no âmbito da campanha “Recicla a tua Energia”, ao mesmo tempo que promove a importância de separação e o devido encaminhamento de óleos usados.
Saiba mais em: https://reciclaatuaenergia.prio.pt/
De 26 a 30 de agosto, o instagramer João Bernardino, em parceria com a EPAL e a AdVT – Águas do Vale do Tejo, parceiros ABAE, percorreu uma rota de trilhos da água, passando por 10 praias fluviais de excelência do interior do País, 9 das quais com Bandeira Azul.
Aliando a redescoberta do nosso País ao importante papel da EPAL e da AdVT na gestão do Ciclo Urbano da Água, a passagem por estes locais também serve de pretexto para sensibilizar para a proteção dos recursos hídricos, para o consumo de água da torneira e para a promoção do turismo nos municípios da área de atuação das duas empresas.
O melhor da natureza de Portugal explorado numa perspetiva inovadora, tendo como mote uma rota que se desenha através de trilhos da água.
Numa altura em que todos estamos a redescobrir o nosso país, o fotógrafo e instagramer João Bernardino em colaboração com a EPAL e a AdVT, percorreu 10 praias fluviais de excelência do interior, seguindo de autocaravana por um roteiro de sul para norte, por áreas de intervenção da EPAL e AdVT produzindo conteúdos e partilhando na sua conta de instagram, para uma audiência de mais de 100 mil utilizadores.
“A importância da qualidade da água assegurada pelas duas empresas, num turismo ambientalmente sustentável, é o fio condutor de um trajeto que visa igualmente a sensibilização para as vantagens do consumo de água da torneira e da qualidade da água no meio ambiente”, afirmou João Bernardino.
“Porque beber água da torneira é a escolha mais amiga do ambiente e também a mais económica, deve ser a opção sustentável de todos. Além disso, o consumo e transporte de água da torneira é muito prático. A qualidade da água da torneira que se bebe em 87 municípios de Portugal é assegurada pela EPAL que realiza mais de 300 mil análises por ano, tornando a água um dos produtos alimentares mais controlados em Portugal”, acrescenta o fotógrafo, que destaca a importância da “confiança na sua qualidade”.
Das 10 praias fluviais que foram visitadas, 9 são detentoras de bandeira azul e, invariavelmente, “todas com cenários naturais de grande impacto para criar conteúdos de sensibilização ambiental. Importa referir, nesta área, o importante trabalho da Águas do Vale do Tejo no tratamento das águas residuais e na qualidade da água devolvida ao meio ambiente. Este trabalho é determinante para que estas praias possam ostentar o galardão de bandeira azul, fator determinante para a afluência de turistas e para o desenvolvimento económico das regiões”, refere o influenciador digital.
Ao todo, foram percorridos cerca 1000 quilómetros em família.
Acompanhe esta viagem no instagram da EPAL
Fonte: https://www.epal.pt/
Vote nos 11 trabalhos portugueses selecionados para o Concurso Internacional YRE
Em 2020, passam a fazer parte da “Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental” 10 ONGAs, mais 4 do que em 2019. Esta rede assume relevante importância na promoção da cidadania interveniente, capacitando crianças, jovens e restante sociedade civil para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Em 1996, os Ministérios que tutelam a Educação e o Ambiente celebraram um Protocolo de Cooperação, que se tornou um importante instrumento de promoção da educação ambiental em Portugal. Deste acordo, resultou uma “Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental”, que se consubstancia no facto de ONGAs, de relevância Nacional, receberem um professor destacado para ajudar a promover a educação e as boas práticas ambientais.
Em 2020, esta Rede de Professores Coordenadores foi alargada, por aceitação da Direção Geral de Administração Escolar. Assim, foram aceites as 10 candidaturas propostas pela Agência Portuguesa do Ambiente, quando, no ano passado, a rede era constituída por 6 professores em mobilidade. Este alargamento representa maior investimento, que se traduz na dinamização de mais atividades, que, consequentemente, chegam a um maior número de pessoas, cujo objetivo é promover a sustentabilidade ambiental.
Organizações da Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental:
A ABAE e a Hyundai estabeleceram uma parceria, a três anos, que faz da Hyundai parceiro exclusivo na área da mobilidade, uma das prioritárias no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e onde se verifica grande necessidade de educar para a mudança de comportamentos, no sentido da adoção de melhores práticas ambientais.
Assim, este acordo vai ao encontro dos propósitos da ABAE, uma vez que “a mobilidade elétrica, no âmbito da mobilidade suave, é incontornável no caminho para a sustentabilidade e como tal esta parceria com a Hyundai e a associação ao seu projeto BLUE, faz todo o sentido para a ABAE”, como afirmou José Archer, Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.
Ou seja, esta parceria tem como principal objetivo reforçar o compromisso da Hyundai com a sustentabilidade ambiental e encontrar sinergias com a ABAE, através dos seus programas, no sentido de promover um futuro mais azul e ecológico.
Recorde-se que o projeto “Blue – The Future is Hyundai” pretende esclarecer e educar o consumidor na transição para a ECO Mobilidade, no qual a Hyundai assume um papel ativo na liderança deste movimento através de um conjunto de iniciativas de formação e de responsabilidade social.
Para Paulo Ferreira, Diretor de Marketing da Hyundai Portugal, “Esta parceria com a ABAE vem reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com a construção de um futuro mais azul para todos. O movimento de transição da sociedade para uma mobilidade mais sustentável é inevitável e, como tal, a Hyundai Portugal pretende ser um agente ativo desta mudança. Por isso, lançamos o movimento Blue – The Future is Hyundai que atua em várias frentes, desde a formação do consumidor para a ECO Mobilidade até à área da responsabilidade social, em que pretendemos também concretizar este compromisso. Desta forma, a parceria com a ABAE surgiu naturalmente, dado que se trata de uma instituição reconhecida pelos esforços realizados no sentido de promover a sustentabilidade ambiental, nas praias, mas também junto dos municípios e das escolas.”
A Hyundai pretende ter um papel ativo na consciencialização para uma mobilidade mais sustentável com atuação nos principais programas da ABAE. A parceria arranca com o apoio da marca sul coreana às ações de auditorias a decorrer até ao final da época balnear. No final do ano a Hyundai irá ainda, no âmbito dos programas ECO XXI e ECO Freguesias, premiar um dos candidatos com um programa de mobilidade sustentável, que será ajustado às necessidades do vencedor.
A parceria engloba também as atividades dos restantes programa da ABAE, nomeadamente Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e Chave Verde.
A Comissão Europeia lança a campanha “Open your mind” com o objetivo de revolucionar as perceções dos sectores TCLF (têxtil, vestuário, couro e calçado) e convencer os jovens com menos de 30 anos a optar por carreiras em sectores mais tradicionais da economia. #openyourmindtclf