O Dia Mundial do Ambiente celebra, a 5 de junho, 50 anos.
O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de Junho, reúne milhões de pessoas de todo o mundo, envolvendo-as no esforço de proteger e recuperar a Terra. Este ano assinala-se o 50º aniversário do evento.
Estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 5 de Junho assinala o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente. Nesta mesma data, durante a conferência é adoptada uma resolução lateral que estabelece a UNEP (UN Environment Programme).
Neste sentido, uma ano após a sua implementação, a 5 de junho de 1973 celebra-se, oficialmente, pela primeira vez o Dia Mundial do Ambiente, com o mote “Apenas uma Terra” (“Only One Earth”). Ao longo dos últimos 50 anos, foram escolhidos diversos temas, que serviram como ponto de partida para as celebrações deste dia, desde a deterioração da camada do Ozono até à sensibilização para os químicos tóxicos presentes nas nossas águas e na cadeia alimentar.
Indo ao encontro do trabalho desenvolvido pela ABAE ao longo dos anos, na área da sensibilização ambiental, em 2023, ano que marca o 50º aniversário da data, o Dia Mundial do Ambiente foca-se na problemática da poluição dos plásticos, tendo como lema “Beat Plastic Pollution”.
O plástico continua a ser uma questão global urgente , estimando-se que até 2050 sejam produzidas 1 100 milhões de toneladas de plástico. Atualmente, são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico, por ano, em todo o mundo, sendo que a maioria destes materiais ainda é utilizada uma única vez, terminando a sua vida nos rios, lagos ou oceanos.
Os plásticos também são prejudiciais para o ambiente em ambos os extremos do seu ciclo de vida. O seu fabrico requer matérias-primas, algumas das quais não renováveis, colocando uma pressão sobre os recursos naturais da Terra. Por outro lado, no final do seu ciclo de vida, durante o processo de decomposição, o plástico liberta toxinas e substâncias químicas prejudiciais para o ambiente, vida selvagem e a saúde humana.
Neste sentido, o dia Mundial do Ambiente mantém-se uma ferramenta importante como forma de sensibilização para questões prementes e como forma de pressão para os governos e organizações mundiais assumirem e tomarem medidas concretas para resolver questões ambientais urgentes.