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Cerimónia Bandeira Azul 2025 e Workshop sobre Gestão de Macroalgas Invasoras em Praias

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O Auditório UATLA, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, vai acolher no próximo dia 7 de novembro a Cerimónia Bandeira Azul 2025 e o Workshop sobre Gestão de Macroalgas Invasoras em Praias. 

Nos últimos anos, várias praias portuguesas, em especial nas regiões do Tejo, Algarve e Açores, têm registado a presença crescente da alga Rugulopteryx Okamurae, uma alga invasora de origem asiática que tem provocado impactos ecológicos significativos nos ecossistemas marinhos, tanto na zona submersa como nas zonas entremarés e emersas.

Com o objetivo de partilhar conhecimento e promover o debate entre as entidades responsáveis pela gestão das zonas costeiras e marinhas, o Programa Bandeira Azul organiza este workshop, que contará com a participação de especialistas nacionais atualmente envolvidos na investigação desta espécie invasora.

A Cerimónia Bandeira Azul 2025 é destinada aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia.

📍 Programa, informações e inscrições disponíveis aqui.

Imagem com certificados e mini bandeiras GreenKey

Atualização dos Resultados Green Key 2025

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Na Cerimónia Nacional Green Key 2025, dia 27 de junho, foram comunicadas 377 unidades galardoadas com o Green Key, com a ressalva de que ainda se encontravam a finalizar processos de candidatura algumas unidades que ficaram pendentes de aprovação à data da reunião do júri. Para estas unidades, foi estabelecida uma segunda fase de atribuição do Green Key que terminou a 30 de setembro de 2025.

Neste sentido, encerramos a edição com mais 28 estabelecimentos que se juntam agora às 377 unidades comunicadas em junho, reconhecendo no total 405 estabelecimentos galardoados com o Green Key em Portugal, em 2025.

Conheça a lista de estabelecimentos que receberam em setembro o selo Green Key:

Dolce by Wyndham CampoReal Lisboa Jupiter Lisboa Hotel AP Oriental Beach Holiday Inn Express Porto City Centre
DoubleTree by Hilton Lisbon AP Adriana Beach Resort AP Victoria Sports & Beach Hotel Holiday Inn Express Lisboa Aeroporto
Vila Park Nature & Business Hotel AP Cabanas Beach & Nature AP Sines Hotel Holiday Inn Express Lisboa Avenida Liberdade
The Magnolia Hotel AP Dona Aninhas Grande Real Santa Eulalia Hotel Holiday Inn Express Lisboa Plaza Saldanha
Jupiter Albufeira Hotel AP Eva Senses Grande Real Villa Itália Hotel Holiday Inn Express Porto Exponor
Jupiter Algarve Hotel AP Lago Montargil- Conference & Spa Holiday Inn Algarve Albufeira Hotel Real Oeiras
Jupiter Marina Hotel AP Maria Nova Lounge Holiday Inn Express Lisbon Alfragide Maxime Hotel

O Green Key é um programa que tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no sector turístico e hoteleiro, sendo os candidatos avaliados em critérios específicos, em diversas áreas de operação como a gestão ambiental, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a conservação de água e outras práticas sustentáveis.

Consulte o mapa e a lista completa com todos os galardoados Green Key 2025 em: https://greenkey.abaae.pt/galardoados/galardoados-2025/

A edição 2026 abre a 8 de outubro.

Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas 2025 realiza-se em Paredes

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A ABAAE – Programa Eco-Escolas vai organizar, no próximo dia 23 de outubro de 2025, o Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas, que este ano terá lugar em Paredes, com o apoio do respetivo município.

Este evento, considerado o maior a nível nacional na área da educação ambiental, é dedicado a todas as escolas galardoadas com a Bandeira Verde 2025.

O programa do dia inclui a Eco-Mostra, com atividades dinamizadas por várias entidades parceiras, a sessão da manhã, entrega dos prémios e outros momentos.

Dia Bandeiras Verdes promove a partilha de experiências, o reforço do trabalho em rede e a inspiração para novas práticas de educação para a sustentabilidade.

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 08 de outubro, através da Plataforma Eco-Escolas.

54 escolas dos Açores recebem Bandeira Verde Eco-Escolas no EREA 2025

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O último dia do XVI Encontro Regional e XXXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental realizado na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, foi inteiramente dedicado ao Programa Eco-Escolas.

A sessão iniciou-se com a apresentação “Eco-Escolas 2025: balanço e futuro”, conduzida por Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa. Seguiu-se um painel de boas práticas em Eco-Escolas dos Açores, dinamizado pelas coordenadoras Paula Vieira (Escola Básica e Secundária de Velas), Isabel Dias (Escola Secundária de Lagoa) e Carla Dias (Escola EB 2,3 de Arrifes).

O momento alto da manhã foi a entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, que distinguiram 54 escolas dos Açores num conjunto de 62 participantes.

A cerimónia de entrega dos Galardōes contou com a presença de Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente, e de Sónia Santos, Diretora do Gabinete de Planeamento e Promoção Ambiental da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

Este Encontro com um Programa de 5 dias contou com o empenho de diversas entidades: Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática do Governo dos Açores, Azores Geopark Unesco, Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

 

Conheça mais sobre as Eco-Escolas nos Açores aqui

Green Key participa no Colóquio “Guimarães, uma Visão de Futuro” no âmbito do Dia Mundial do Turismo

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A ABAAE, através do Programa Green Key, marcou presença no Colóquio “Guimarães, uma Visão de Futuro”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, por intermédio da sua Divisão de Turismo. O evento teve lugar no dia 26 de setembro, no Teatro Jordão, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que este ano se celebra sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, definido pela Organização Mundial do Turismo.

A conferência centrou-se na discussão de quatro temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional, nomeadamente:

  • Turismo de Natureza
  • Turismo Industrial
  • Abertura da Escola-Hotel do IPCA
  • Certificações e Sustentabilidade

Guimarães, recentemente eleita Capital Verde Europeia 2026, reforça com esta iniciativa a sua ambição de se afirmar como um destino de referência em turismo sustentável.

Neste contexto, Mário Nunes, em representação da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, participou no evento para apresentar o Green Key (um programa internacional de certificação ambiental para estabelecimentos turísticos) para apresentar as vantagens das certificações ambientais como instrumento de promoção do território e para a valorização das localidades enquanto destinos sustentáveis.

De Lisboa para Kuala Lumpur: 2ª Conferência Internacional Eco-Campus

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Durante três dias – de 18 a 20 de setembro- , educadores, investigadores, estudantes e organizações de vários pontos do globo reuniram-se em Kuala Lumpur para a 2ª Conferência Internacional Eco-Campus 2025 (ECIC 2025), sob o mote “Transformar o Ensino Superior para a Ação Climática: Uma Abordagem Sistémica”.
Note-se que a 1ª Conferência Internacional FEE EcoCampus ocorreu em Lisboa em abril de 2024 numa organização conjunta da ABAAE, Politecnico de Lisboa e FEE
Este encontro que decorreu na Malásia com participações diversas incluíndo investigadores e estudantes do ensino superior, colocou em evidência o papel fundamental das universidades e politécnicos na resposta à crise climática, discutindo caminhos para integrar a sustentabilidade no ensino superior, fomentar os empregos verdes e fortalecer a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Keynote Speakers e debates inspiradores

A abertura e as sessões plenárias contaram com keynote speakers de renome internacional, que trouxeram visões complementares sobre o papel do ensino superior na transição climática. Entre os oradores, destacaram-se:

  • Pramod K. Sharma, da Green Education Partnership, que sublinhou a importância das alianças globais para acelerar a ação climática.
  • Jan Eriksen, presidente da Foundation for Environmental Education (FEE), que reforçou o contributo das universidades na criação de comunidades mais resilientes.
  • María Neira, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que evidenciou a ligação entre saúde pública e sustentabilidade nos campi.

Estas intervenções enquadraram os debates que se seguiram, reforçando a ideia de que as instituições de ensino superior são, ao mesmo tempo, motor de mudança sistémica e ponte entre diferentes setores e níveis de ensino.

Um mosaico de experiências

As primeiras sessões revelaram a riqueza de práticas em áreas como a energia renovável, a biodiversidade e a economia circular. Da criação de currículos mais verdes à implementação de programas de monitorização ambiental, passando pelo envolvimento dos estudantes em projetos inovadores, os participantes mostraram que o ensino superior está já a assumir responsabilidades diretas na transição climática.
“As universidades não são apenas espaços de aprendizagem, são laboratórios vivos de mudança social e ambiental. É nelas que podemos testar e expandir soluções que o mundo precisa com urgência,” destacou o professor Kadir Gürbüz, da Artvin Çoruh University, Turquia.

Portugal em destaque com a ABAAE

O 3.º dia ficou marcado pela sessão paralela “Iniciativas de Campus Sustentável”, presidida por Margarida Gomes, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Portugal esteve em evidência com a apresentação do Programa EcoCampus da FEE em Portugal, uma iniciativa que mobiliza estudantes e instituições de ensino superior em práticas concretas de sustentabilidade.
“O Programa EcoCampus em Portugal mostra que a mudança começa no envolvimento diário dos estudantes. Ao dar-lhes espaço para liderarem iniciativas, criamos comunidades académicas mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro,” sublinhou Margarida Gomes, da ABAAE.

Conclusões da ECIC 2025

O encontro terminou com uma forte convergência em torno da necessidade de uma abordagem sistémica (Whole-System Approach), traduzida em várias dimensões interligadas: governação, pedagogia, liderança estudantil, formação de professores, percursos vocacionais, parcerias com a indústria, estágios, envolvimento em políticas públicas, operações de campus, investigação aplicada, valores e adaptação ao contexto.

Entre as principais conclusões da ECIC 2025 destacaram-se:

  • A renovada ênfase na formação de professores e desenvolvimento profissional contínuo, como condição para generalizar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis de ensino.
  • O forte reconhecimento do papel da liderança estudantil, considerada central para encontrar soluções climáticas.
  • A demonstração de como parcerias locais e inovações comunitárias podem escalar para impactos globais.

“A ação climática precisa de alianças internacionais. Cada campus sustentável é um passo para transformar sociedades inteiras,” afirmou Pramod K. Sharma, no encerramento.

 

Algumas imagens da Conferência:

ABAAE participa no National Operators Meeting 2025 dos Programas Educativos da FEE

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Reunião Internacional dos Coordenadores dos Programas Educativos da FEE

De 15 a 18 de setembro de 2025, realizou-se em Kuala Lumpur, na Malásia, o National Operators Meeting (NOM), encontro anual que reúne os representantes das organizações nacionais responsáveis pela coordenação dos Programas Educativos: Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e LEAF, em cada país. O evento, que contou com a participação 88 participantes de 43 países, teve como foco a partilha de boas práticas, a discussão de estratégias conjuntas e o reforço da colaboração entre países para acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As sessões tinham a participação da equipa da FEE. de especialistas convidados e de Operadores Nacionais das redes FEE.

O evento centrou-se em temas como greening education, qualidade educativa, equidade, ação climática, biodiversidade e colaboração entre redes nacionais e internacionais.
Ao longo de quatro dias intensivos, os participantes tiveram acesso a sessões plenárias, workshops temáticos e painéis de debate.

Alguns dos principais pontos debatidos incluíram:

  • A necessidade de assegurar equidade no acesso à educação de qualidade  para que escolas em contextos mais desfavorecidos tenham os mesmos recursos, apoio e capacidade de mobilizar projetos ambientais do que escolas em zonas mais favorecidas.
  • Educação de qualidade e inclusiva, com destaque para metodologias inovadoras que integram os ODS nos currículos escolares;
  • A adoção de abordagens práticas (hands-on), aprendizagem baseada em projetos, envolvimento comunitário e participação ativa dos jovens, para aumentar o compromisso e o impacto dos alunos.
  • Ação climática e biodiversidade, analisando projetos comunitários de conservação e soluções locais de mitigação;
  • Economia circular e gestão de resíduos, através da partilha de programas que mobilizam escolas e comunidades para reduzir o impacto ambiental;
  • A urgência de colaboração internacional e intercâmbio de boas práticas, com redes internacionais ajudando a amplificar inovações pedagógicas, partilhar recursos, formação de professores, e fomentar solidariedade educativa.

 

Portugal apresenta boas práticas em dois paineis

Portugal esteve representado pela ABAAE n pessoa de  Margarida Gomes que realizou duas intervenções:

  • No painel “Quality Education”, foi apresentada a experiência nacional de integração dos ODS nas Eco-Escolas e a valorização das metodologias hands-on, que estimulam a aprendizagem ativa e participativa.
  • No painel “Collaboration”, Portugal partilhou exemplos da colaboração no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente,  sublinhando a importância da cooperação virtual, mas principalmente presencial, para desenvolver e fortalecer competências em educação para a sustentabilidade.

 

Alguns momentos do NOM 2025:

Nota: fotografias 1 a 7 da autoria de Michael John O’Mahony

 

Chamada a Projetos Locais de Educação Ambiental

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­A Plataforma ODSlocal lança uma chamada especial para projetos de Educação Ambiental, desenvolvidos em instituições educativas que integram crianças e jovens até ao 12º ano de escolaridade. 

Na 5ª edição de Prémios dedicados a Projetos Locais em prol da sustentabilidade, a Plataforma ODSlocal colabora com a ASPEA e a ABAAE para dar um especial destaque a projetos de Educação Ambiental na Conferência ODSlocal 2025 que se realizará no Cadaval no dia 21 de Novembro. 

Serão valorizados os projetos mapeados no Portal ODSlocal que tenham um impacto relevante na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à escala local, que sejam inspiradores, envolvam a comunidade educativa e possuam um elevado potencial de replicabilidade.

Para além do relevante papel de reconhecimento, notoriedade e divulgação, às iniciativas distinguidas do Prémio ODSlocal na categoria Projetos Locais de Educação Ambiental, serão atribuídos troféus e prémios monetários entre €500 e €1500.

As inscrições realizam-se através de um formulário e estão abertas até ao dia 5 de outubro.

Candidaturas Green Key 2026!

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As candidaturas para a edição 2026 do Programa Green Key decorrem de 8 de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026. As unidades/estabelecimentos devem submeter as suas candidaturas através da plataforma.

O Programa Green Key é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos e de restauração que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 

Os critérios Green Key abrangem áreas como gestão ambiental, envolvimento de colaboradores e clientes, utilização eficiente de água e energia, gestão de resíduos, responsabilidade social e apoio à biodiversidade. Estes requisitos são atualizados regularmente para assegurar que as unidades galardoadas mantêm elevados padrões de sustentabilidade.

Os critérios estão classificados em:

(O) Critérios Obrigatórios – devem ser cumpridos na íntegra no momento da candidatura;

(G) Critérios Guia – podem ser considerados como futuras recomendações para ações a desenvolver numa lógica de melhoria contínua do desempenho ambiental.

Novidades e informações adicionais serão publicadas brevemente no site Green Key.

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2025

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Todos os anos, no terceiro sábado de Setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Em 2025, no âmbito desta iniciativa o Programa Bandeira Azul organiza sete limpezas de praia.

Entre 20 e 28 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Em parceria com a Fundação Oceano Azul e com o apoio da Comissão Europeia, este é um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros ecossistemas naturais.

Para assinalar a data, o Programa Bandeira Azul volta a juntar-se à iniciativa da Fundação Oceano Azul,  realizando Limpezas de Praias ao longo da semana. Estas iniciativas são uma oportunidade para sensibilizar comunidades para a importância de proteger o oceano e reduzir o lixo marinho.

O lema continua a ser: “O oceano é global, a ação é local.”

Locais e datas das ações:

20/09 – Fonte da Telha – Grão d’Areia – ação com Siemens

20/09 – São João da Caparica – Leblon – ação com CA Vida

20/09 – Dafundo – ação com Containers

26/09 – Dafundo – ação com Critical Teckworks

26/09 – Vila Nova de Gaia – Aguda – ação com Critical Teckworks

26/09 – Braga – Ofir – ação com Critical Teckworks

27/09 – Vila Nova de Gaia – Lavadores – Rotaract Club Universidade do Porto