REGULAMENTO

O projeto concretiza-se com a pintura das sarjetas e sumidouros nas escolas e espaço público, conforme orientações do município e respetivas Juntas de Freguesia que são desafiadas a integrar o projeto.

As escolas do concelho são convidadas a aderir, apresentando um projeto relativo à “maquete” da pintura que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros. Esta deverá conter a frase “O mar começa aqui”.

Após a receção dos projetos de cada escola, eles serão validados pelo júri que inclui o município e respetiva freguesia em que se insere a escola.

Os alunos das escolas que tenham o seu projeto validado serão convidados a realizar as pinturas na escola e área envolvente, pela Câmara Municipal e/ou a Freguesia,  que fornecerão as tintas “amigas do ambiente” e agilizarão as respetivas condições e autorizações para a intervenção em espaço público, avaliando a  sua exequibilidade em condições de segurança.

(Fase Opcional) – As fotografias das pinturas realizadas serão enviadas para um concurso/campanha a realizar durante 15 dias no Facebook.  Os autores das fotografias com mais interações serão premiados.

Através da seleção pelo júri poderão ainda vir a ser atribuídos prémios por município e/ou freguesia.

Metodologia

Na concretização do projeto, as escolas, deverão utilizar as estratégias que considerem mais adequadas.

Sugere-se a investigação sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no bairro/freguesia onde se localiza a escola.

Complementarmente, deverão ser discutidos os temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.

Visando uma campanha de sensibilização da comunidade, deve ser criada uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência. As cores utilizadas ficam ao critério da escola. A dimensão da imagem não deve exceder o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem a enviar para seleção, deve ser incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro.

Recomenda-se o envolvimento do maior número possível de alunos neste projeto sugerindo-se que a seleção da imagem a apresentar por cada escola resulte de um concurso interno.

Se a imagem for validada, as sarjetas dentro do recinto escolar ( e eventualmente no espaço exterior) devem ser pintadas pelos alunos.

Junto da pintura deverão aparecer os logotipos  das Eco-Escolas e autarquia(s) envolvida(s).

Recursos disponíveis

A CM  e/ou as respetivas Juntas de Freguesias asseguram os materiais, meios e autorizações necessários à execução das pinturas no espaço público

Destinatários
  • Escolas de todos os graus de ensino
  • Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia
  • População em geral
Prazos
  • Até 30 de janeiro: inscrição. 
  • Até 20 de abril: submissão do projeto de cada escola.
  • Até 30 de abril: seleção das imagens a pintar e convite às escolas.
  • 20 de maio Dia Europeu do Mar: pintura das sarjetas/sumidouros.
  • Até  15 de junho: envio de fotografias das pinturas executadas nas diferentes freguesias.
  • De 1 a 15  de julho: votação no Facebook das sarjetas pintadas.
  • 30 de julho: divulgação dos premiados.
Como participar

Para participar, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá registar a sua escola na Plataforma Eco-Escolas  e inscrever-se posteriormente na atividade através do formulário de inscrição (em atualização)

Cada escola poderá concorrer apenas com um projeto.
Para participação no concurso deverão ser apresentados os seguintes elementos:

  • Imagem em formato .jpeg
  • Memória descritiva da imagem
  • Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das varias fases do projeto.

Dia 20 de maio todos irão para a rua pintar!