Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um Programa internacional que envolve atualmente 27 países da FEE e pretendem contrinuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
Inicia-se com um projeto local, que os jovens investigam, reportam e cmunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. Potencializa ainda possibilidades de intercâmbio em especial durante as Misssões para reportagem ambiental. Podem participar grupos escolares (dos 13 aos 21 anos) ou na vertente freelancer (dos 15 aos 21 anos). A inscrição é gratuita.
O ECOXXI visa a identificação e o reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares:
- a educação no sentido da sustentabilidade;
- a qualidade ambiental.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
O Programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.
O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAAE com o apoio da Comissão Nacional(*), Eco-Escolas e dos municípios onde se localiza a escola.
(*) Fazem parte da Comissão Nacional as seguintes instituições: APA, DGE, DGEstE (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo , Algarve), DROTA Madeira; DRA Açores, ADENE, ICNBF, EMEPC.
Qualquer dúvida ou esclarecimento podem contactar para:
213942746 ou ecoescolas@abaae.pt;
Coordenadora Nacional: Margarida Gomes –margaridagomes@abaae.pt; 935373716
O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.