Descrição
Realização de uma campanha que alerta para a questão das alterações climáticas e incide sobre a importância de cuidar da floresta e proteger as espécies autóctones podendo ou não tratar a problemática dos incêndios.
Os produtos da campanha podem ser apresentados sob a forma de:
- cartazes tipo eco-código;
- uma foto-campanha;
- uma fotorreportagem;
- um mini-video campanha (até 30 segundos);
- uma videoreportagem.
Com esta campanha pretende-se divulgar peças de comunicação elaboradas pelos jovens na escola, comunidade, município e ainda a nível nacional e internacional, sobre a importância da preservação dos ecossistemas no combate às alterações climáticas e sensibilizar o público-alvo para os conteúdos do Projeto do CO₂ ao O₂.
Avaliação
Espera-se que no final desta atividade que irá ser desenvolvida ao longo de todo o ano letivo de 2017-2018, sejam recebidos mais de 150 trabalhos em pelo menos 3 das modalidade pretendidas; até dezembro de 2017 haja cerca de 2000 partilhas e interações nas páginas do facebook e instagram dos dois programa Eco-Escolas e JRA.
Impacto
Durante o Seminário Nacional JRA, que teve lugar em Mafra durante os dias 10 e 11 de novembro, foi realizado um mini-concurso de cartazes de divulgação apelativa com mensagens, informações, sugestões e compromissos agregados num código de conduta relativamente à floresta nacional. Este evento contou com a presença de 160 pessoas da comunidade escolar nacional, cerca de 100 alunos e 60 professores. Também fez parte do programa uma ação simbólica de plantação duma árvore nos Jardins do Cerco, em Mafra, para marcar o inicio da campanha e os Global Action Days, desafio a todos os programa ABAE para mobilizar as comunidades a organizarem atividades em prol do ambiente. Ver mais fotografias desta atividades aqui.
Juntos pela Floresta