6 – Jogo Encaixar a Biodiversidade

Novembro 2017 a Junho 2018
Descrição

“Encaixar a biodiversidade” consiste num jogo criado pela ABAE cujo intuito é dar a conhecer, através de uma atividade lúdico-pedagógica , algumas árvores nativas de Portugal, bem como algumas características específicas dessas mesmas espécies, nomeadamente a forma da árvore, o tronco, a folha, o fruto/semente ou a flor.
Para criar o jogo, selecionaram-se fotografias de 20 espécies de árvores: Amieiro, Azevinho, Carvalho-alvarinho, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral, Castanheiro, Choupo-branco, Dragoeiro, Freixo, Lódão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Ulmeiro, Oliveira, Palmeira-das-vassouras, Pilriteiro, Pinheiro-manso, Sobreiro, Teixo. Utilizando a informação constante na ação nº 4 – “Exposição árvores nativas de Portugal”, fez-se a impressão das fotografias em formato de puzzle.
Cada jogador ou equipa terá de construir um puzzle constituído por 8 peças. Apenas recebem a peça se responderem corretamente às questões colocadas pelo dinamizador do jogo. Quando terminado o puzzle, é solicitado aos jogadores que façam uma breve leitura da ficha da árvore e, caso tenham possibilidade, acedam à página web da espécie.
Este jogo pode ser requisitado à ABAE, ou dinamizado pela equipa da ABAE e coordenações regionais do Programa Eco-Escolas (Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores) em sessões de sensibilização.

O projeto será oficialmente lançado a 12 de dezembro de 2017, no âmbito do Projeto Floresta, iniciativa do Secretário-de-Estado da Educação / Ministério da Educação, coordenado pela DGE, que decorrerá na Marinha Grande. Estarão envolvidos na iniciativa de dia 12 de dezembro,  400 jovens

Avaliação

Foram produzidos 60 puzzles (1 conjunto de 20 puzzles para cada região – Continente, Madeira, Açores) sendo que estão calendarizadas 20 atividades até ao final do ano letivo. Estima-se que este recurso pedagógico envolva diretamente cerca de 10.400 jovens.

Impacto

Pretende-se fazer circular os puzzles por escolas da rede Eco-Escolas; o envolvimento e sensibilização da comunidade escolar para a temática do jogo. Sendo que a ABAE e as coordenações regionais nas regiões autónomas ficarão com uma ferramenta de trabalho para diversas ações de sensibilização em que participam ou organizam.
Esta atividade constitui também um recurso de exploração/motivação para a atividade nº 4 – “Exposição árvores nativas de Portugal”.