5 – Brigada da Floresta

outubro de 2017 a junho de 2018
Descrição

No seguimento da devastação da floresta Portuguesa devido a violentos fogos florestais decorridos este ano, esta atividade pretende incentivar o aparecimento de brigadas lideradas por jovens, que tenham um papel ativo para a sensibilização e ação pela floresta autóctone; conhecer e dar a conhecer as espécies arbóreas existentes na escola e na freguesia; realizar campanhas na escola e na comunidade; reabilitação de áreas ardidas e remoção de invasoras entre outros.

Esta atividade foi lançada às 1612 Eco-Escolas nacionais e tem como objetivo a constituição de brigadas nas escolas que deverão realizar, algumas das seguintes ações: mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras. Pesquisa e identificação in loco das árvores do recinto escolar. Adoção de uma área florestal/área verde perto da escola; Recolha de sementes e criação de viveiros; Desenvolvimento de ações diversas de manutenção e valorização do espaço adotado como limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização/reparação/criação de equipamentos lúdico desportivos. As melhores brigadas participarão no Bioblitz da Floresta.

Avaliação

A – Em novembro estão participar nesta atividade cerca de 137 escolas. Dado que a atividade vai decorrer durante todo o ano letivo 2017-18 prevemos o dobro de inscrições, relativamente ao número atual;

B – Existem atualmente, 4.110 alunos envolvidos diretamente e 14.700 envolvidos indiretamente nesta atividade;

C – No âmbito dos Global Action Days foram realizadas mais de 25 atividades sobre a brigada da floresta. No âmbito da comemoração do dia Mundial da Bolota foram ainda realizadas, pelo menos, 15 ações. Mais algumas atividades já foram realizadas enquanto outras encontram -se planeadas para realização durante o ano letivo.
As escolas podem escolher as atividades por tipologia, nomeadamente: recolha de sementes e criação de viveiros, pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar; organização de colóquios e exposições; mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras; adoção de uma área florestal/ área verde perto da escola; realização de ações periódicas de manutenção e valorização do espaço adotado como: limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização, reparação ou criação de equipamentos lúdico-desportivos, criação e realização de uma campanha sobre prevenção de incêndios; produção de peças de comunicação “Juntos pela Floresta- do Co2 ao O2”, participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas; participação na rota pela floresta em articulação com o município. (Algumas das Atividades realizadas podem ser vistas aqui)

D – Na sessão de lançamento da Brigada da Floresta que decorreu no dia 27 de setembro, foram abrangidas 685 escolas e distribuídas cerca de 16.000 sementes de Pinheiro Manso, aos representantes destas escolas, sendo a atividade divulgada às 1612 escolas que estão inscritas no Programa Eco-Escolas 2017-18.

Impacto

Para além da sensibilização para a necessidade de preservação do património Florestal em Portugal, pretende-se com esta atividade a promoção de uma cidadania mais ativa em jovens e na comunidade escolar. Realizando esta atividade podemos ter o levantamento de diversas questões como o mapeamento da região envolvente à escola com zonas florestais e agrícolas. A escola pode adotar um espaço florestal e desenvolver ações de proteção e valorização destes espaços, envolvendo a comunidade. Será também realizada a  identificação das espécies existentes na escola e a aplicação de metodologias de investigação-ação geradoras de aprendizagens significativas.  Com tudo isto a atividade permite um claro  envolvimento da comunidade escolar, das  autarquias e das juntas de freguesia.

Algumas fotografias de atividades desenvolvidas no âmbito da Brigada da Floresta