12 – Seminário Nacional JRA

10 e 11 de novembro de 2017
Descrição

O Encontro Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente que decorreu em Mafra, visou trabalhar com um conjunto de alunos e professores as técnicas de trabalho de campo e reportagem, tendo como ponto focal a sustentabilidade no concelho de Mafra, onde estiveram em investigação jornalística durante dois dias.
As reportagens incidiram sobre diversas questões que se colocam no ordenamento do território, aos níveis ambiental tendo sido particularmente tratadas as questões relativas à Floresta, Biodiversidade e Turismo. A atividade culminou com a apresentação dos trabalhos e conclusões, a todos os interlocutores e participantes deste Encontro. Os professores tinham a opção de poderem realizar formação creditada durante este encontro (2 créditos; 25h presenciais e 25h em E-learning).

A atividade foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mafra tendo tido a duração de 2 dias, com a participação 160 participantes. Tem como objetivo a formação de alunos e professores da rede nacional de Jovens Repórteres para o Ambiente, para o Jornalismo Ambiental e a troca de experiências. O enfoque deste encontro foi o tema Floresta que culminou com uma atividade de lançamento da Campanha “Juntos pela Floresta – do CO2 ao O2“, que pretende alertar para a importância da Floresta.

Avaliação

A Nesta atividade participaram 120 alunos e 40 professores que integram a rede nacional do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente . Os alunos tinham idades compreendidas entre os 11 e os 21 anos;

B– Estão inscritos em formação creditada, 12 professores que já realizaram a formação presencial durante o Encontro. Para receberem os 2 créditos previstos, vão ainda realizar formação em e-learning;

C– Foram entregues aos participantes os prémios relativos ao concurso Nacional Melhores Reportagens JRA, Concurso Nacional e Internacional Litter Less e Concurso Internacional YRE. Foram também entregues três prémios relativos à atividade Melhor Fotografia na modalidade Aluno e Professor,  Melhor Póster Campanha “Juntos pela Floresta – do CO2 ao O2“ e Melhor poster de projeto na escola. No total foram atribuídos 20 prémios;

D- 85%  dos inquiridos deste encontro, realizaram uma avaliação superior a Bom (nível 4 -escala 1 a 5);

E– Durante o Encontro, foram produzidos 6 artigos, 7 fotorreportagens,  2 videos e 1 Plano de Ação, sobre os temas investigados no trabalho de campo. Foram premiadas as escolas e os respetivos alunos que tiveram mais pontuação na modalidade Póster Campanha “Juntos pela Floresta – do CO2 ao O2“ e na modalidade poster de projeto na escola.

Impacto

Pretende-se com esta ação motivar alunos e professores a investigar e comunicar temas de interesse local como a Floresta, que são redigidos e divulgados, enfatizando a vertente jornalística. Existe um maior envolvimento e sensibilização de escolas, pais, munícipes e público em geral, através da partilha e divulgação dos trabalhos produzidos na página do programa e redes sociais. Esta atividade permite a continuidade e envolvimento futuro dos jovens participantes, enquanto monitores e facilitadores dos seus pares. Adquirem competências, como investigação, trabalho de campo e posterior comunicação, estimulando uma cidadania ativa e participativa, com base na resolução de problemas. Citação de Luís Cálix, participante na atividade:
“Estes encontros são fundamentais. Quem participa, quer voltar e sente que faz parte de algo importante, algo que pode fazer a diferença. Estes seminários são muito importantes para o fortalecimento da consciência ecológica e criam condições para a sua disseminação entre pares e nas comunidades escolar e educativa.”