Descrição
Fazer circular um caderno que irá revelar as Plantas Nativas Vs. Plantas Exóticas referentes à localidade de cada escola participante. O contributo da escola deverá fazer menção a uma espécie nativa (autóctone) e a outra exótica, explicando a importância ecológica de ambas na sua região. No caso da espécie exótica ser também invasora, mencionar como afeta o ecossistema. Podem ainda identificar, caso existam, árvores emblemáticas do concelho, explicando as suas particularidades e importância para a população.
O mesmo caderno em Rota Postal deverá visitar entre 4 a 8 escolas. A Rota é traçada pela ABAE que procurará por em contacto escolas de diferentes regiões do país.
Este projeto divide-se em duas fases, uma que decorreu durante o mês de novembro (mês da Floresta Autóctone) e alcançou 48 escolas de todo o país, circulando 24 cadernos de registo por 24 grupos compostos por duas escolas.
A segunda fase do projeto irá decorrer durante 2018 onde se prevê a participação de cerca de 164 escolas, sendo que durante esta etapa os grupos serão compostos por 4 escolas.
Avaliação
A – Na primeira fase conseguimos o envolvimento de 48 escolas, sendo que no final do projeto estima-se a participação de 164 escolas no total;
B – Prevê-se a participação directa e indirecta de cerca de 40000 alunos, divididos pelas escolas participantes;
C – Pretende-se no final do ano letivo apresentar os resultados dos diferentes trabalhos, isto é, os cadernos que circularam pelas diversas escolas participantes, e publicar os 160 cadernos online;
Impacto
Pretende-se com esta ação aumentar o conhecimento dos alunos sobre os ecossistemas florestais de diversas regiões do país e sensibilização para a sua proteção; partilha e divulgação dos trabalhos produzidos. O projeto também têm impacto a nível da comunidade escolar por pôr em contacto e desenvolver um trabalho conjunto, entre diferentes escolas, distribuídas por diferentes regiões.