35 ºC à sombra de um pinheiro de Natal? Pode ser o futuro se continuarmos a tratar o planeta como até hoje.
Não foi este o planeta que recebemos, mas pode ser o que vamos deixar de presente.
Não é isto que queremos para o Natal.
A DCK lançou, em Dezembro, a nova coleção de calções de banho “Merry Global Warming” com o objetivo de sensibilizar para os impactos das alterações climáticas.
Os motivos natalícios nos calções de banho pretendem sensibilizar para o facto do aumento das temperaturas no Inverno, no hemisfério Norte, serem um reflexo de práticas não sustentáveis, que conduzem ao aumento da temperatura do planeta.
De acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pela UNEP:
- “De 1880 a 2012:
- a temperatura média global aumentou 0,85 ° C;
- Os oceanos aqueceram, as quantidades de neve e gelo diminuíram e o nível do mar subiu;
- De 1901 a 2010:
- a subida média do nível do mar foi de 19 centímetros, à medida que os oceanos se expandiam devido ao aquecimento e ao degelo.
- A extensão do gelo marinho no Ártico diminuiu em todas as décadas desde 1979;
- Dadas as concentrações atuais e as emissões contínuas de gases de efeito estufa, é provável que no final deste século a temperatura média global continue a aumentar acima do nível pré-industrial;
- Prevê-se que o aumento médio do nível do mar seja de 24 a 30 centímetros em 2065 e de 40 a 63 centímetros em 2100 em relação ao período de referência de 1986-2005”.
A DCK, nesta campanha, junta-se à Associação Bandeira Azul da Europa, comprometendo-se a reverter 100% dos lucros para a ABAE, para que possa continuar o seu trabalho de educação ambiental e de sensibilização para os impactos das alterações climáticas e formas de adaptação e mitigação.