A Comissão Europeia lança a campanha “Open your mind” através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), com o objetivo de revolucionar as perceções dos sectores TCLF (têxtil, vestuário, couro e calçado) no âmbito do “Projeto de cooperação setorial em habilidades: apresentação de carreiras nos setores têxtil/vestuário/couro/calçados”.
De acordo com a Comissão Europeia, as indústrias têxtil e do vestuário, curtumes e do calçado “continuam a ser pouco apelativas” para os jovens entre os 14 e os 30 anos, o que causa “constrangimentos ao nível de recursos humanos” às empresas que procuram “sangue novo”, de forma a manter um nível elevado de “inovação e de competitividade”.
“Precisamos de mudar a perceção que existe destas indústrias, que estão hoje na vanguarda em muitos domínios da inovação, do desenvolvimento e da tecnologia. O que significa que vamos precisar, crescentemente, de profissionais altamente qualificados nos domínios do design, do marketing, da logística, da informática ou da engenharia de produção”, explica Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos).
A campanha “Open Your Mind”, a decorrer em Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha, pretende convencer os jovens com menos de 30 anos a optar por carreiras (ou, pelo menos, por formação) em sectores mais tradicionais da economia. Para a Comissão Europeia, a captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação, as tecnologias digitais e a sustentabilidade são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.
Saiba mais sobre a campanha “Open Your Mind” aqui e através das redes sociais: Facebook (@openyourmindTCLF) e Instagram (@openyourmindtclf).
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