O Oceanário de Lisboa, inaugurado em 1998 no âmbito da Expo’98, é um aquário aberto público que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano, pertence à Fundação Oceano Azul e desenvolve a sua atividade sob a alçada de três pilares:
- Educação e Literacia
- Conservação
- Capacitação
Assim, o Oceanário tem como missão contribuir para um oceano produtivo e saudável, em benefício do planeta e fá-lo, também, através da área pedagógica. Neste âmbito, o Oceanário de Lisboa desenvolve iniciativas que têm por base a consciencialização para a importância dos oceanos, o papel destes na biodiversidade marinha e terrestre e as ameaças constantes à sua preservação.
A parceria entre o Oceanário de Lisboa e a ABAE já conta com mais de uma década e vai ao encontro dos objetivos de ambas as entidades, que têm um papel fundamental na Educação para o Desenvolvimento Sustentável e na promoção da mudança de comportamentos. O Oceanário de Lisboa colabora com o Programa Bandeira Azul, nomeadamente na produção do folheto anual de divulgação das praias galardoadas e do tema do ano e com os Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, através de desafios lançados às escolas ou do apoio a concursos ou missões que envolvam a comunidade escolar.
Neste sentido o oceanário de Lisboa ainda explora a matéria da literacia dos oceanos através de um programa de atividades educativas que estimulam a descoberta e promovem a ligação aos oceanos, desde programas educativos para as escolas e partilha de materiais ou através da formação de professores.