Descrição
“Aprender sobre a floresta” consiste num jogo criado pela ABAE cujo intuito é dotar os jovens de conhecimento sobre as árvores nativas de Portugal e respetivos componentes, de forma lúdico-pedagógica.
Para criar o jogo, selecionaram-se fotografias de 20 espécies de árvores: Amieiro, Azevinho, Carvalho-alvarinho, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral, Castanheiro, Choupo-branco, Dragoeiro, Freixo, Lódão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Ulmeiro, Oliveira, Palmeira-das-vassouras, Pilriteiro, Pinheiro-manso, Sobreiro, Teixo, com base na informação da ação nº 4 – “Exposição árvores nativas de Portugal”.
Este jogo é composto por 30 cartões coloridos em k-line tamanho A4, aos quais correspondem 16 peças soltas por tabuleiro, para correspondência de imagem da árvore identificada. As peças representam elementos relacionados com a espécie: estrutura da árvore, tronco, folha, fruto/semente, flor, em 6 cores diferentes. O jogo é para ser jogado como “Loto da Floresta”: o dinamizador do jogo tem um saco cheio de peças de 6 cores diferentes (600 peças), e vai retirando uma a uma. Cada jogador com o seu cartão colorido, identifica se a peça pertence ao seu cartão.
Avaliação
Foram produzidos 3 jogos (1 conjunto para cada região – Continente, Madeira, Açores) sendo que estão calendarizadas 20 atividades até ao final do ano letivo. Estima-se que este recurso pedagógico envolva diretamente cerca de 10.400 jovens.
Impacto
Pretende-se fazer circular este jogo didático por escolas da rede Eco-Escolas; o envolvimento e sensibilização da comunidade escolar para a temática do jogo. Sendo que a ABAE e as coordenações regionais nas regiões autónomas ficarão com uma ferramenta de trabalho para diversas ações de sensibilização em que participam ou organizam. Pretende-se, através de uma estratégia de Gamification, potenciar o conhecimento e, através deste, a ação sobre a nossa floresta autóctone. Esta atividade constitui também um recurso de exploração/motivação para a atividade nº 4 – “Exposição árvores nativas de Portugal”.