14 – Jogo “Vamos à Praia”
Descrição
Para realizar esta atividade foi produzido o jogo “Vamos à praia”, cujo objetivo é informar sobre o Programa Bandeira Azul, enquanto programa de educação ambiental e cujos objetivos são a reflexão e a de alteração de comportamentos.
O Jogo é composto por 2 lonas, uma representa uma praia costeira e outra uma praia fluvial e por peças ilustrativas dos vários critérios do Programa Bandeira Azul.
Para completar e para sensibilizar para o lixo marinho e suas origens foi produzida a exposição os “Suspeitos do Costume”, onde são colocados os resíduos mais frequentemente encontrados nas praias, para que haja reflexão sobre as origens, impactos e comportamentos a mudar.
A produção do jogo “Vamos à praia” e da exposição de cartazes “Os Suspeitos do costume” fez com que, de uma forma lúdico-pedagógica, se transmitissem conhecimentos sobre a ABAE e a Bandeira Azul ( enquanto programa de Educação Ambiental), os comportamentos adequados nas praias fluviais e costeiras e a Política dos R’s: redução, reutilização e recolha de resíduos (através da identificação e classificação dos resíduos identificados no jogo; debate sobre as suas origens, impacto e formas de os evitar ou reduzir).
Avaliação
Os materiais já produzidos foram utilizados em pelo menos 12 momentos distintos, para formar em Autarquias, Escolas, Empresas, ATL´s, ONG´s ou Concessionários. Além das publicações nas páginas e redes sociais ABAE/BA, estas ações foram noticiadas em diversos meios de comunicação, conforme já indicado.
De referir que o aumento do número de requisições por municípios, empresas e outras entidades indica que os objetivos estão a ser cumpridos e os materiais adequados face às mensagens a transmitir.
Impacto
O jogo “Vamos à praia” – informa sobre a Bandeira Azul, enquanto programa de Educação Ambiental e alerta para os comportamentos adequados a ter em praias fluviais a costeiras – e os cartazes “Os Suspeitos do Costume” – que visam mostrar quais os resíduos mais frequentemente encontrados nas nossas praias e refletir sobre as suas origens e soluções para procurar a sua redução – chegaram a um público-alvo abrangente e diversificado, quer em ações no terreno, quer em exposições ou festivais, o que tem repercussões nos comportamentos daqueles que estiveram em contacto direto com os materiais e daqueles a quem estes transmitiram a mensagem ou mostraram os materiais de divulgação ou os sites e páginas onde artigos relacionados tenham sido publicados.