No dia 29 de Abril, na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, o Programa Bandeira Azul anunciou que em 2016 foram galardoadas 314 praias e 17 em Portos de Recreio e Marinas, ultrapassando pela primeira vez as 3 centenas de praias reconhecidas como de qualidade “excelente”. Representando assim, 55% das praias nacionais (com reconhecimento oficial).
Em termos de valores brutos, Portugal, com 314 Bandeiras Azuis, torna-se no quinto país com mais galardões conferidos, entre os 54 países que os atribuem, atrás da Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379). Aumentando em relação ao ano passado em 15 praias e 2 marinas.
Este ano o tema do programa é “30 anos, 30 critérios, um objetivo”. Nestas três décadas, a qualidade e segurança das nossas praias, portos de recreio e marinas aumentou, e assim fazemos a retrospetiva que se impunha para descobrir um denominador comum desde o primeiro dia: O rigor e o respeito escrupuloso pelos critérios que garantem a excelência de uma zona balnear são os mesmos.