
Durante três dias – de 18 a 20 de setembro- , educadores, investigadores, estudantes e organizações de vários pontos do globo reuniram-se em Kuala Lumpur para a 2ª Conferência Internacional Eco-Campus 2025 (ECIC 2025), sob o mote “Transformar o Ensino Superior para a Ação Climática: Uma Abordagem Sistémica”.
Note-se que a 1ª Conferência Internacional FEE EcoCampus ocorreu em Lisboa em abril de 2024 numa organização conjunta da ABAAE, Politecnico de Lisboa e FEE
Este encontro que decorreu na Malásia com participações diversas incluíndo investigadores e estudantes do ensino superior, colocou em evidência o papel fundamental das universidades e politécnicos na resposta à crise climática, discutindo caminhos para integrar a sustentabilidade no ensino superior, fomentar os empregos verdes e fortalecer a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).
Keynote Speakers e debates inspiradores
A abertura e as sessões plenárias contaram com keynote speakers de renome internacional, que trouxeram visões complementares sobre o papel do ensino superior na transição climática. Entre os oradores, destacaram-se:
- Pramod K. Sharma, da Green Education Partnership, que sublinhou a importância das alianças globais para acelerar a ação climática.
- Jan Eriksen, presidente da Foundation for Environmental Education (FEE), que reforçou o contributo das universidades na criação de comunidades mais resilientes.
- María Neira, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que evidenciou a ligação entre saúde pública e sustentabilidade nos campi.
Estas intervenções enquadraram os debates que se seguiram, reforçando a ideia de que as instituições de ensino superior são, ao mesmo tempo, motor de mudança sistémica e ponte entre diferentes setores e níveis de ensino.
Um mosaico de experiências
As primeiras sessões revelaram a riqueza de práticas em áreas como a energia renovável, a biodiversidade e a economia circular. Da criação de currículos mais verdes à implementação de programas de monitorização ambiental, passando pelo envolvimento dos estudantes em projetos inovadores, os participantes mostraram que o ensino superior está já a assumir responsabilidades diretas na transição climática.
“As universidades não são apenas espaços de aprendizagem, são laboratórios vivos de mudança social e ambiental. É nelas que podemos testar e expandir soluções que o mundo precisa com urgência,” destacou o professor Kadir Gürbüz, da Artvin Çoruh University, Turquia.
Portugal em destaque com a ABAAE
O 3.º dia ficou marcado pela sessão paralela “Iniciativas de Campus Sustentável”, presidida por Margarida Gomes, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Portugal esteve em evidência com a apresentação do Programa EcoCampus da FEE em Portugal, uma iniciativa que mobiliza estudantes e instituições de ensino superior em práticas concretas de sustentabilidade.
“O Programa EcoCampus em Portugal mostra que a mudança começa no envolvimento diário dos estudantes. Ao dar-lhes espaço para liderarem iniciativas, criamos comunidades académicas mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro,” sublinhou Margarida Gomes, da ABAAE.
Conclusões da ECIC 2025
O encontro terminou com uma forte convergência em torno da necessidade de uma abordagem sistémica (Whole-System Approach), traduzida em várias dimensões interligadas: governação, pedagogia, liderança estudantil, formação de professores, percursos vocacionais, parcerias com a indústria, estágios, envolvimento em políticas públicas, operações de campus, investigação aplicada, valores e adaptação ao contexto.
Entre as principais conclusões da ECIC 2025 destacaram-se:
- A renovada ênfase na formação de professores e desenvolvimento profissional contínuo, como condição para generalizar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis de ensino.
- O forte reconhecimento do papel da liderança estudantil, considerada central para encontrar soluções climáticas.
- A demonstração de como parcerias locais e inovações comunitárias podem escalar para impactos globais.
“A ação climática precisa de alianças internacionais. Cada campus sustentável é um passo para transformar sociedades inteiras,” afirmou Pramod K. Sharma, no encerramento.
Algumas imagens da Conferência: