A ABAAE esteve presente no Rock in Rio Lisboa, através dos Jovens Repórteres para o Ambiente, numa Missão que teve como objetivo investigar e produzir reportagens sobre os desafios e as boas práticas na área da sustentabilidade associados à organização deste grande festival de música.
Esta iniciativa contou com o apoio do Colégio Valssassina, que acolheu os participantes, e da Girodmédias, que apoiou com uma viatura 100% elétrica, para realizar o transporte dos jovens repórteres para o recinto do Rock in Rio Lisboa. Durante 3 dias, 14 jovens produziram 24 trabalhos jornalisticos que podem ser consultados em: https://jra.abaae.pt/missions/2024-missao-rock-in-rio-2024-reportagens/
A Missão culminou, no dia 22 de junho, numa “Caça à Beata” pelo recinto do Festival, durante a qual, Jovens Repórteres para o Ambiente, alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Escuteiros e outros voluntários recolheram durante uma hora, 21 litros de beatas, o equivalente a 10 500 pontas de cigarro.
Em parceria com o Biataki, integrada na Litter Less Campaign, o objetivo principal desta iniciativa foi a sensibilização para a problemática do descarte inadequado de beatas de cigarro e a sua significativa contribuição para a poluição. Através da “Caça à Beata”, procurou-se não só limpar o recinto do festival, mas também alertar o público para a importância de comportamentos mais sustentáveis.
Compostas por filtros que contêm produtos químicos tóxicos, as beatas podem levar até 10 anos a decompor-se, contaminando os solos e recursos hídricos. No contexto de um grande evento como o Rock in Rio Lisboa, a acumulação destes resíduos pode ser particularmente preocupante devido à sua nova localização no Parque Tejo.